Música, arte, circo e debates culturais tomam o Complexo Cultural da República em agosto com shows internacionais, exposição fotográfica e fórum para jovens lideranças

Para dar início oficial à programação das Temporadas França–Brasil, o Festival Convergências será realizado de 18 a 21 de agosto, em Brasília. Promovido pelo Instituto Francês, pelo Festival Latinidades e pela Mawê (que produz o Festival CoMA), o evento terá uma agenda intensa e diversificada.

O foco do Convergências é promover o diálogo entre os dois países por meio da cultura, da educação, do turismo e do empreendedorismo criativo. A programação inclui shows, espetáculos circenses, exposições fotográficas, fóruns de debate e mentorias, além de um evento institucional com autoridades brasileiras e francesas.

“O Festival Convergências vem da vontade de criar pontes reais entre o Brasil e a França, não só culturais, mas também sociais e políticas. Ao ocupar o centro de Brasília com arte, pensamento crítico e celebração, é um convite para que o público se sinta parte de algo vivo, diverso e inspirador”, afirma Michelle Cano, diretora do Festival.

Entre os destaques, está a premiada cantora Angélique Kidjo. Reconhecida mundialmente por sua fusão de ritmos africanos com jazz e funk, ela abre o festival com apresentação única e especial na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF), no dia 21 de agosto, quinta-feira.

No mesmo dia, em um espetáculo de funambulismo (travessia aérea) o grupo francês Les Filles du Renard Pâle transporá um espaço de 251 metros entre o Museu e a Biblioteca Nacional, a muitos metros de altura do solo, criando um momento inédito na paisagem de Brasília.

O evento também integra a exposição Nego Fugido, do fotógrafo franco-italiano Nicola Lo Calzo, realizada junto do Festival Mês da Fotografia, no Museu Nacional da República. A exposição é parte do projeto de longa duração KAM, e apresenta uma imersão visual e sensível em uma prática ritualística afro-brasileira realizada pela comunidade quilombola de Acupe (BA), que encena a luta dos escravizados por liberdade. A mostra reúne fotografias, vídeos, objetos simbólicos e sons.

O festival também estará focado na formação de novas lideranças com o Fórum Convergências, que, desde março, reúne remotamente 80 jovens em atividades voltadas para temas como democracia, igualdade de gênero, combate à desinformação e empreendedorismo social. Em agosto, o Fórum terá etapa presencial.

“A Temporada França–Brasil 2025 foi pensada para destacar trocas culturais e humanas entre nossos países. Ao reunir jovens lideranças do Brasil e da França, criamos um espaço potente de escuta e construção coletiva. Acreditamos que é por meio do diálogo e da formação que se constroem futuros mais justos e criativos. Brasília recebe esse momento simbólico com um festival vibrante, que conecta tradição e inovação”, destaca Jaqueline Fernandes, fundadora do Festival Latinidades.

A iniciativa reforça o papel da cultura como agente de transformação, inclusão e diálogo internacional. Além de posicionar Brasília como um polo de arte global, o festival visa impactar a economia criativa local, fomentar o turismo e estimular novas conexões entre artistas, empresários e instituições culturais do Brasil e da França.

O Festival Convergências 2025 conta com o patrocínio master da TotalEnergies, empresa global de energia integrada com sede na França, e patrocínio da Edenred, marca global e digital de serviços e meios de pagamento, também de origem francesa.

Confira a programação completa abaixo:

18 de agosto (segunda-feira)

SESI Lab
14h às 18h – Fórum Democracia e Cultura (para inscritos)
19h às 21h – Atividades culturais

19 de agosto (terça-feira)

SESI Lab
9h às 18h – Fórum Democracia e Cultura (para inscritos)
18h às 20h – Cine Debate
20h às 21h – Atividades culturais

20 de agosto (quarta-feira)

SESI Lab
9h às 18h – Fórum Democracia e Cultura (para inscritos)

21 de agosto (quinta-feira)

Museu Nacional (auditório)
16h – Cerimônia de abertura institucional da Temporada Cruzada França-Brasil 2025 no Brasil (para convidados)

Museu Nacional (área externa)
18h15 – Respire, apresentação de Funambulismo com Les Filles du Renard Pâle – Travessia aérea inédita entre o Museu e a Biblioteca Nacional
19h15 – Boi de Seu Teodoro

Biblioteca Nacional (área externa)
20h – Angelique Kidjo e convidados

23 de agosto (sábado)

Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB)
17h às 2h – Shows dos artistas Aluminé, Ronisia e Songe no Festival CoMA

Mais informações em: Link 

SERVIÇO
Festival Convergências Brasil- França 2025
18 a 21 de agostoLocal: Complexo Cultural da República, Brasília (DF)
Entrada gratuita

Deixe um comentário

Tendência